quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Eleições terminadas

Parabéns a Obama!!

A esperança estava lá, apesar de me manter muito céptica até ao final. É que errar uma vez, compreende-se... mas não aprender com os erros já é sinal de burrice (e 2 mandatos do Bush, é a prova). Será que os americanos finalmente estão a evoluir e a ficar menos broncos? Espero que sim. Ou talvez foi apenas o facto de Obama ser negro o que motivou muita gente a votar nele, para se "fazer história". Porque caso contrário, seria apenas um candidato branco, novo (ou inexperiente como muita gente lhe chamou), e com ideias de construção e união que vão contra toda a política de Bush (e McCain), tão "amada" pelo "povinho". De uma maneira ou de outra, e independentemente da cor da pele, estou contente pela vitória.

Está na altura de viajar em direcção a um mundo melhor.
A ver vamos...

7 comentários:

KING SOLOMON disse...

Olá! Hoje estou a visitar blogs e, estou triste! Porquê? Porque o tema deste seu post é quase geral. Infelizmente os EUA são influentes no mundo mas, só o são pq os diferentes povos e países lhes dão essa importância. Há tanta coisa no país e no mundo para retratar....
Desculpe o desabafo.. Depois de ver dezenas de posts com o mesmo tema "desaguei" aqui.
Acredite numa coisa: temos pouco a aprender com esse país; se é que temos alguma coisa a aprender.
Força no Blog!

Vera disse...

Obrigada pela visita e pelo comentário :)

Quer gostemos ou não, é inegável a influência que os EUA têm no mundo. E não me parece que a relação causa-efeito seja essa que diz. Os diferentes povos dão-lhe importância porque de facto eles têm poder, seja na forma de dinheiro, seja na forma dos tentáculos de relações e negócios geridos por eles. Inevitavelmente existem sempre nações mais poderosas que outras. A questão é que está na hora desse poder, ser usado de uma maneira produtiva e não de acordo com interesses individuais. E se até agora, realmente, não se aprendeu nada de positivo com esse país, talvez não seja assim tão desprovido de importância o tipo de pessoa que põem na sua presidência. Nunca é tarde para mudar...

KING SOLOMON disse...

1º.- Respeito a sua opinião;
2º.- Quanto à importância dos EUA- na minha opinião, EUA é uma marca que vende. ponto. A importÂncia deles é muito relativa; há muitas e grandes empresas que são de estrangeiros (japoneses, por exemplo, entre outros). Não há dúvida que eles (americanos) aparentam ser muito fortes mas, se os países do mundo deixassem de usar o dólar e de os "ajudar" em determinadas tarefas, o seu verdadeiro poder viria à tona. Não passam de um país arrogante e grande com muito poderio militar. (uma ideia: se todos os países do mundo lhes fizessem boicote como foi feito a Cuba, o que seria dos EUA...)
Quanto ao recém-eleito.......... sejamos realistas; até pode ser boa pessoa e bem intencionado mas, os "lobis" estão instalados e são eles que "gerem/dominam" um país. E os EUA são mttt férteis em "lobis". A campanha do Obama foi a mais cara de sempre; alguém pagou- alguém vai "exigir". O Presidente é muito um "fantoche". Veja um exemplo: na tropa quem manda mais? certamente dirá que é um General; eu digo que é um Sargento.
Quanto ao resto (EUA, mundo), vamos aguardar e ver.......

Unknown disse...

Olá Vera
Acho que o grande parte do mundo sorriu com esta vitória. Mais que tudo foi uma vitória da esperança.
Quer queiramos quer não, esta eleição influencia-nos a todos. Não interessa o porquê do Poder dos USA, interessa que o têm e que o usam. Prova disso é esta crise que vivemos e que teve origem precisamente lá. A Europa nunca se quis assumir como lider. Talvez esta união que agora existe posso mudar esta situação...
beijinhos
pat

KING SOLOMON disse...

Olá Patricia.
Desculpe meter conversa mas, tenho umas palavrinhas a dizer.Sobre a importância dos EUA... pouco há a dizer; sobre a crise que lá teve origem: outro dia falava com uma pessoa que é cônjuge de um alto funcionário do Millenium BCP e o que se comenta lá é que os EUA fizeram esta crise deliberadamente, precisamente para combater a Europa e o Euro. Sabe que mais? Eu acreditei logo! Acho que são bem capazes disso. Eles não olham a meios para atingir os fins. Segundo alguns analistas, eles sairão da "alegada" crise em pouco tempo e na Europa há países com "feridas" muito graves e bem difíceis de recuperar. Que sirva de lição para os líderes europeus e do mundo. Talvez o H. Chavez tenha alguma razão ao dizer para se criarem novos "grupos".

Vera disse...

Bem, só alguém com poder é que, de facto, pode criar uma crise deliberadamente, certo? O problema é que a ideia de um boicote aos EUA, é completamente utópica e impossível. Se o ppl não é capaz de se juntar para não abastecer na GALP durante um dia, como é que o mundo se vai organizar para "combater" um poder do qual está dependente?
Penso que a solução apenas pode surgir quando começar a haver um consenso e uma união, em vez de guerras e discórdias que só trazem cada vez mais problemas. Será talvez uma visão simplista e naif das coisas, tendo em conta que o dinheiro e os interesses para benefício próprio é que regem o mundo. Mas se calhar, quando as nações mais poderosas começarem a ser lideradas por pessoas com bom senso, a situação possa enfim melhorar.

KING SOLOMON disse...

Olá Vera! Creio que o rude golpe desferido à economia europeia (e não só) mudará a forma como os políticos encararão no futuro os investimentos nos EUA. Acho que é uma lição aprendida e que mudarão os procedimentos...