sábado, 11 de julho de 2009

Dentes... essa dor de... cabeça!

Durante a "bela" fase da adolescência, usei aparelho fixo durante 3 anos. Acho que inicialmente nenhum dos meus dentes devia estar no sítio correcto, por isso o resultado final até foi bastante bom. No entanto, há pouco tempo fui a uma consulta de rotina no dentista e descobriram que a minha articulação temporo-maxilar está mais desgastada de um dos lados, e que por isso devia usar aparelho... outra vez! Parece que este diagnóstico está muito em voga, pois de repente fiquei a saber de mais uma mão cheia de amigos e conhecidos a quem lhes foi dito o mesmo...

Até aqui, se eventualmente me tinha passado pela cabeça alguma vez na minha vida voltar a usar aparelho, seria apenas para endireitar o dentinho maroto cá da frente. De qualquer modo, tal ideia (se é que existiu alguma vez) não terá durado mais de 0,1 segundos no meu pensamento. Sim, detestei a experiência.

Ok, já se passaram 16 anos, a tecnologia evoluiu... mas então porque é que me deram uma média de 2 anos para ficar a 100%??? "Ah e tal, para endireitar os dentes da frente é rápido... mas para endireitar os molares por causa da articulação, são 2 anos...". DOIS ANOS??? Antes arranca-los todos e pôr uma prótese!!

Bem, não sei se é por entretanto estar a ver cada vez mais pessoas com os malditos brackets a enfeitarem a boca, não sei se é porque hoje estou a aproveitar toda e qualquer desculpa para me distrair, mas neste momento a ideia até não me parece assim tão má (amanhã talvez já não...). O meu plano é pedir uma segunda opinião, mas pelo que pesquisei na net, parece que os 2 anos são a regra (senão ficava muito barato... lol). Descobri que agora há uns brackets mais pequenos e eficazes (com resultado mais rápido!), descobri que se podem pôr os brackets na face posterior dos dentes e descobri que há uns aparelhos invisíveis cuja desvantagem é que têm de se tirar para comer ou escovar os dentes (mas pelo menos não ficam cheios de comida agarrada (blegh) nem magoam os lábios e as bochechas). O problema destes novos aparelhos é que ficamos com uma boca bonita mas cegos, porque somos obrigados a dar os olhos da cara para os pagar...

Estou indecisa... Ponho ou não ponho? Dois anos é muito tempo... :(

Porque raio tive de herdar os dentinhos tortos do meu pai?? Aghhh...

1 comentário:

Vasco Ribeiro disse...

Olha, este post é para levar porrada minha... e mais não digo!