terça-feira, 15 de setembro de 2009

"O Diabo dos Números"

"Roberto, um rapazinho de onze anos, não gosta de Matemática porque não compreende nada nas aulas. Porém, uma noite, começa a sonhar com o diabinho Teplotaxl que se dispõe a iniciá-lo na ciência dos números. Durante doze noites, Roberto vai aprender os segredos e os mistérios dos números, numa divertida e instrutiva viagem ao País das Matemáticas."

A matemática é, para a maioria das pessoas, demasiado monstruosa e assustadora. E essa ideia acaba por ser alimentada por todos aqueles que nos começam desde cedo a falar horrores desta ciência. Ainda me lembro de uma colega minha, um ano à minha frente, me dizer que a trigonometria era uma coisa pavorosa... que não se percebia nada... super difícil. Vá lá que eu "não neguei à partida uma ciência que desconhecia", pois acabou por ser das áreas da matemática que eu mais gostei. A beleza da matemática está no facto de ser preciso raciocinar para se perceber e consequentemente gostar dela. Depois de se perceber o porquê das coisas, tudo se torna mais simples, mas poucos são aqueles que concluem que raciocinar é bem melhor do que decorar coisas que, se não forem percebidas, não fazem sentido. É quase como se raciocinar desse muito trabalho... mas as coisas que se memorizam, esquecem-se rapidamente, enquanto que a capacidade de chegar a uma resposta através do raciocínio, nunca se esgota.

Este livro devia ser de leitura obrigatória. Desde os números romanos, aos primos, passando pelos irracionais e de Fibonacci, até ao triângulo de Pascal, combinações e séries convergentes, vários temas são focados e explicados de maneira bastante engraçada e pedagógica. Muitos dos que têm medo da matemática, iam deixar de ter se lessem este livro. Infelizmente (e como quase tudo o que é útil e importante) este livro encontra-se em ruptura de stock na editora e não há previsão para a sua reedição... :(

1 comentário:

Unknown disse...

Eu também tenho e obviamente adorei!
Concordo, devia ser de leitura obrigatória para miúdos e graúdos
Pat